Você está em: Início > Novidades > Cavalgada do Cooperativismo passará por 21 municípios

07.11.2012

 

Cavalgada do Cooperativismo passará por 21 municípios

 

Documentário será gravado durante o percurso que inicia no dia 07 de novembro e terá duração de 22 dias.

Dentro das comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas, o Sescoop/RS, com apoio do Sicredi, promoverá a Cavalgada do Cooperativismo - Caminhos do Padre Theodor Amstad. O objetivo é mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e incentivar a intercooperação entre os diferentes ramos, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo de crédito. Imigrante suíço, Amstad foi o responsável pela fundação da primeira cooperativa de crédito no Brasil, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis. Com duração de 22 dias, a Cavalgada passará por 21 municípios, saindo de Cerro Largo, no dia 07 de novembro, e chegando a Porto Alegre em 29 de novembro. 

Comandados pelo cavaleiro e cantor nativista Elton Saldanha, os participantes serão recepcionados com palestras e shows nas comunidades por onde passarem e, posteriormente, estarão em um documentário que será gravado durante todo o percurso. ?O registro servirá de fonte de pesquisa para quem buscar informações sobre a rota que o padre Theodor Amstad percorreu realizando suas atividades pastorais?, diz Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Nas comunidades onde ainda houver sinais da passagem do imigrante alemão, serão plantados dois pinheiros em alusão ao símbolo do cooperativismo.

A cavalgada sairá do município de Cerro Largo até chegar em Porto Alegre no dia 29 de novembro, quando estará ocorrendo o XV Seminário Estadual do Cooperativismo. Na ocasião, haverá a entrega das bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Cooperativismo para autoridades presentes do Seminário, que será realizado na PUCRS.

 

    ÁREA DO CLIENTE

© 2012 Todos os direitos reservados - SR Gráfica